curiosidades sobre a dublagem

by - 12:55

Dia 29 de junho é dia do dublador, e como é a área que eu estudo há mais de um ano, resolvi fazer um post especial aqui no blog contando algumas curiosidades dessa profissão tão amada que é a dublagem.


Preciso ter voz bonita para ser dublador?


Muita gente ainda acredita no mito de que o que faz um bom dublador é ter a sorte de nascer com uma voz grave e impostada que cause impacto. Quando, na verdade, o que faz um dublador é a sua interpretação unida a uma boa dicção, além da utilização de técnicas especificas da dublagem. O que nos leva ao próximo tópico!


Para ser dublador é preciso ser ator?



Siiiiim! Isso porque os dubladores não têm tempo de estudar seus personagens, já que descobrem seus papéis apenas no momento em que entram no estúdio para dublar. e necessário agilidade de raciocínio e repertório de atuação para identificar os sentimentos do personagem imediatamente e transmitir tudo através da voz.

No ritmo profissional, as cenas são divididas de 20 em 20 segundos - são os chamados loops ou anéis. O dublador assiste a primeira vez e marca as pausas no texto, na segunda vez pega as reações que não estão indicadas no texto e na terceira vez já grava.
Hoje em dia, com o streaming, a quantidade de produções a serem dubladas aumentou muito e os estúdios tem prazos cada vez mais apertados.


Preciso saber inglês para ser dublador?



Não. Pois não é o próprio dublador que traduz o texto. Essa função é do tradutor para dublagem.


Preciso saber fazer várias vozes e imitar vários personagens?


Não. Dublar não é imitar, mas sim criar. Você não precisa fazer a voz do Bob Esponja (deixa essa pro Wendel Bezerra). Acredite, a sua voz natural já basta! Existem personagens dos mais diversos tipos, realitys, etc


E os famosos na dublagem?


Então mores, aqui está a exceção da regra. Os chamados star talent são os únicos que podem dublar sem registro de ator. Isso porque são contratados pelo marketing e o papel deles é atuar na divulgação da produção.

E ai, gostou de saber um pouquinho mais? Surgiu alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por ler este post inteiro, que tal comentar sobre ele?

//]]>